Eram 14h15min de quinta-feira quando os primeiros carros passaram por cima do viaduto da Travessia Urbana no trecho da Santa Marta. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) inaugurou a estrutura com as quatro pistas. Agora, a travessia está 94% concluída. A previsão do Dnit é terminar o que falta ainda em 2022, sem precisar em qual mês.
84,5% dos santa-marienses já receberam pelo menos uma dose da vacina
Depois do viaduto, no sentido Santa Maria-São Pedro do Sul, foi concluída a sinalização. São cinco quilômetros até a ponte sobre o Arroio Taquara, limite das obras, com nova iluminação e pintura. Parte do trajeto tem uma ciclovia junto do acostamento.
Na tarde de quinta-feira, o fluxo que inaugurou a nova estrutura ainda era tímido. Os primeiros veículos foram conduzidos por duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Depois, intuitivamente, os demais seguiram. Com as viagens de fim de ano, o trecho já deve ter fluxo maior.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Especial/Diário)
Concurso do IBGE oferece mais de 12 mil vagas de emprego no Rio Grande do Sul
AVALIAÇÃO
O superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, considera que a liberação será positiva para pedestres e veículos que passam pela região. A intenção, segundo ele, é separar diferentes tipos de tráfego.
- Vai dividir o fluxo. Isso melhora a segurança do local para a travessia do pedestre, do usuário de curta distância do município e o de longa de distância vai passar por cima (do viaduto). Essa divisão de fluxo é muito importante. São velocidades diferentes, movimentos diferentes - explica.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Especial/Diário)
No trecho, ao todo, foram 21 famílias realocadas, que antes viviam em casas nas margens da BR-287. Elas tiveram compra assistida de residência em outro locais. Valdir Borges Trindade, 65 anos, é morador do Bairro Nova Santa Marta e avalia que a obra trouxe segurança para o trânsito. Ele inaugurou o viaduto na quinta-feira com uma pedalada.
- Moro aqui, o acesso é fácil e sem problema. Vai facilitar bastante para a comunidade. O pessoal, por exemplo, que tem uma certa idade, tem o mercado no lado oposto. Eu estava ansioso que não ficava pronto - avaliou o bombeiro aposentado.
Movimento aumenta, e longas filas se formam na vacinação antes das festas de final de ano
PRÓXIMOS TRECHOS
A previsão do Dnit é entregar a Travessia Urbana em 2022. Não é especificado em que mês do próximo ano. No trecho do novo viaduto, eram retirados os cones, e será feita a sinalização. Depois disso, as equipes devem concluir a passagem inferior da Rua Vasco da Cunha e a duplicação dali até o Nova Santa Marta.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Especial/Diário)
No Bairro Urlândia, sera feita a passagem inferior para cruzar a Rua Orlando Fração para a Urlândia, e vice-versa, por baixo da rodovia. A passarela de pedestres será reformada, e o trecho dali até o Trevo da Uglione será recuperado. O segundo viaduto da Uglione também deve ser concluído. Há, ainda, os planos de recuperação da Uglione ao Castelinho para depois colocar a última camada de asfalto e a sinalização definitiva.